maio 6, 2020

Francini Fabre

Tempo pra ter tempo

“Tempo tempo tempo tempo, vou te fazer um pedido.
 Tempo tempo tempo tempo, entro num acordo contigo
 Tempo tempo tempo tempo és um dos deuses mais lindos”
 Música – Oração ao tempo – Maria Gadu

————————–

 Organizar o tempo para ter tempo – AGENDA SEMANAL

Num primeiro momento talvez você pense que usar uma AGENDA SEMANAL seja algo estranho, talvez pesado que lembra excesso, compromisso.
Mas o uso de uma agenda pode SIM nos ajudar a gerenciar melhor nosso tempo de maneira inteligente e em nosso favor. Bem usada, a agenda nos ajuda a reduzir os níveis de ansiedade por gerar a sensação de “estar usando o tempo a seu favor”, e te trazer leveza pela sensação de organização.

Mas, por onde começar a organizar o tempo?

É simples, e para te ajudar com isso, separei em alguns passos, vamos lá?

  • LISTA 1 – Comece fazendo uma lista das suas atividades FIXAS, aquelas rotinas compromissos que se repetem sempre durante a semana e seus compromissos gerais.
    Exemplo:  Trabalhar / Preparar refeições / Arrumar a casa / Tempo filhos / Estudar / Exercícios físicos. (Enfim, as suas rotinas e as que sempre se repetem).
    ____
    ____
    ____

 

  • LISTA 2 – Faça uma segunda lista daquelas coisas que gostaria de fazer durante sua semana, talvez aquelas coisas que está adiando, ou que gostaria de fazer mas não tinha tempo.
    Exemplos: Assistir um filme / Arrumar armário / Preparar algum material / Assistir uma aula / fazer algum exercício físico, dançar / Ouvir música / Ligar para alguém / Tempo de descanso ou de dormir / Tempo livre (Ou seja… aquelas coisas extras que gostaríamos de fazer, mas normalmente são adiadas).
    ____
    ____
    ____
  • AGENDA SEMANAL
    Com a LISTA 1 em mãos, veja quais são os horários que normalmente você executa essas rotinas e distribua nos horários, ou melhor coloque esses compromissos na “AGENDA SEMANAL”.

*Minha sugestão: Acho interessante que a  agenda seja num formato SEMANAL, para facilitar a organização e ajustes/remanejamento das tarefas se for necessário,
mas principalmente
gravar e ter clareza dos horários que estipulou.

 

  • DISTRIBUIR A LISTA 2 – Agora você vai conseguir visualizar e tomar consciência de como está seu “tempo“ e seus horários, e quais são os seus horários livres.
    Nessas janelas de horários livres, você pode começar a distribuir as atividades que você relacionou na LISTA 2.

 

Importante:

– O objetivo aqui não é ter que seguir uma regra um padrão, ter horário pra tudo, NÃO! É ter clareza do seu tempo, perceber e aproveitar da melhor forma para te ajudar no gerenciamento.

– Não encha todas as janelas, tenha seus momentos de tempo livre, tempo para celular vai continuar existindo também.

– Pense em “quem” você pode contar com a ajuda nessa sua rotina.

– 24h todos nós temos, mas a maneira de gerenciar nosso tempo é que faz a diferença.

– Fazendo isso, organizando e executando, te garanto que nos faz chegar ao final do dia com a sensação de que “eu fiz o que tinha que ser feito”, que o dia foi bom, foi produtivo, foi útil.

E além disso, um ponto fundamental que eu considero o mais importante…

Sentir merecedor do tempo livre.” Pois quantas vezes paramos para descansar com a sensação de estar “devendo algo”, ou de estar deixando de fazer algo importante.


Futuramente quando já estiver mais adaptado,  ou agora mesmo se fizer sentido, uma segunda fase para esse exercício é observar quais áreas da sua vida estão contempladas na sua semana, refletir se tem distribuído bem seu tempo em todas as áreas.

Ex. Tem tempo para saúde? Tempo para cuidar do emocional? Tempo para sua área espiritual? Seu intelectual? Filhos, relacionamento, parentes, amigos, financeiro, profissional e servir.

 

Bj

FRANCINI

CATEGORIAS
Posts Mais Lidos

Nenhum dado até agora.